O Siemaco Roraima está participando ativamente da Campanha #Ratifica190já da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes (CONASCON). O objetivo da campanha é fazer pressão sobre as autoridades para que o Brasil ratifique a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A Convenção 190 define violência e assédio como comportamentos que podem causar danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos para os trabalhadores atingidos. Assim, os países que a ratificam passam a ter a responsabilidade de promover tolerância zero contra essas atitudes. A adesão do Brasil depende da aprovação do Congresso Nacional e da sanção do presidente da República. Apoie as iniciativas do seu sindicato e faça pressão nos representantes eleitos pelo povo.fazer pressão sobre o Congresso Nacional para a aprovação da convenção.
A ratificação da convenção 190 pode salvar vidas, destacou Ana Cristina dos Santos Duarte, Secretária de Assuntos para a Mulher e Diversidade Humana da CONASCON.
A Campanha foi lançada durante o evento Ratificação da Convenção 190 da OIT e seus Impactos sobre a Mulher do Asseio e Conservação e Limpeza Urbana, encontro de Mulheres Dirigentes Sindicais, que aconteceu em Brasília/DF, com a participação de entidades filiadas à CONASCON, entre elas o SIEMACO-SP, representado pela Secretária Geral, Marcia Adão. Também participaram das atividades Franciele dos Anjos Vendrame, do SINDLIMP-Florianópolis/SC; Maria Donizete Fernandes, do SIEMACO-Ponta Grossa; Raquel Honório da Silva, do SINDI-ASSEIO-Região Metropolitana de Belo Horizonte; Ângela Silva de Santana e Edilane dos Santos Pinto, do SINDIPREST-Jaboatão dos Guararapes/PE; Sonia Maria Silva de Souza, do STEAC-Mato Grosso do Sul e Maria Elisabete Machado da Silva, do SINDIASSEIO-Novo Hamburgo/RS.
“A Convenção 190 fala de todas as formas de prevenção e proteção, de maneira bastante detalhada. É uma negociação tripartite, que envolve governo, empregado e empregador.
A campanha continuará por tempo indeterminado, até que a convenção seja ratificada pelo Brasil.